Centro Cultural em Saúde

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Acervo da Biblioteca: 165 anos de história da Saúde

A biblioteca das Escolas Paulistas de Medicina (EPM/Unifesp) e Enfermagem (EPE/Unifesp), iniciada em 1936, conta com 33 mil títulos entre livros, teses e dissertações, e uma preciosa coleção de periódicos de saúde, com 6 mil títulos e 800 mil fascículos.

O conjunto representa o maior acervo na área de saúde no País e na América Latina. A coleção de periódicos é especialmente relevante do ponto de vista cultural e científico. O arco temporal inicia-se em 1853 e vem até o presente. Os 165 anos de história da Medicina, Enfermagem, Farmácia e pesquisa básica em saúde cobertos pela coleção são frequentemente pesquisados por interessados na história dos avanços nas ciências da vida e da assistência hospitalar. A reforma da Biblioteca como Centro Cultural em Saúde irá permitir o arquivamento adequado dos periódicos, sua digitalização progressiva e o acesso público amplo e gratuito. Pretendemos proporcionar também uma curadoria do acervo garantindo a todas as instituições de saúde e ao público em geral acesso a essa coleção.

biblioteca 1