Acervo da História da EPM e EPE: o avanço do ensino e da pesquisa científica em saúde em São Paulo

O projeto de renovação e ampliação do edifício da biblioteca em Centro Cultural em Saúde permitirá a exibição do acervo histórico da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), fundada em 1933, e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), fundada em 1939, contando com um Arquivo Histórico organizado pelo Centro de Estudos em História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi/Unifesp), atualmente sem espaço expositivo.

O acervo é composto de fontes documentais, manuscritas e impressas; oficiais e particulares, além de fotos e objetos tridimensionais. Este material está organizado com vistas a facilitar consultas e pesquisas públicas. Trata-se de material referente à criação e à organização da instituição e de vários de seus departamentos, setores e pessoal, assim como documentos relativos também ao Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Unifesp (HSP/HU-Unifesp).

O Centro Cultural em Saúde irá expor uma parcela desse material a partir dos conjuntos documentais sumariados, para visitas abertas ao público e para ações educativas junto a escolas e público em geral, com os seguintes temas:

• Escritas médicas e escritas literárias;

• Equipamentos de imagem para diagnóstico médico de temporalidades distintas;

• Equipamentos de pesquisa em perspectiva histórica;

• O acervo de TV da Unifesp;

• Exposição de documentos.

biblioteca 4